8/14/2024

Acreditar em Yeshu como Messias é compatível com o judaísmo e a Torá?

BS"D



Tradução Por Antonio Braga

Bnei Noach Chabad - Brasil


Um dos princípios do Cristianismo é que ele afirma que a vida eterna não pode ser obtida através do cumprimento dos mandamentos da Torá de Mosheh; É o único resultado da aceitação de Yeshu como Mashiach (Rachmanah Litzlan! / D'us nos preserve!) e através da graça divina, conforme lido em suas escrituras, Romanos 1 a 8, e Gálatas 2:21:


οὐκ ἀθετῶ τὴν χάριν τοῦ θεοῦ· εἰ γὰρ διὰ νόμου δικαιοσύνη, ἄρα Χριστὸς δωρεὰν ἀπέθανεν.

לא אמאם את-חסד הא-ל כי אלו תהיה אל-ידי התורה צדקה הנה חנם מת המשיח

“Eu não quero rejeitar esse presente da salvação de D'us! Bem, se a fidelidade a D’us fosse alcançada através da Torá, eis que existe o Messias que teria morrido em vão.” 


A conclusão de Paulo é enfática. Aí aparece a estrutura profunda de todo o argumento: seu ponto de partida é a experiência do "dom da salvação" (charis) no reino de Yeshu, o único evento salvador definitivo; A tentativa de salvação dentro da Torá, através da prática do Judaísmo, é então excluída. Por esta razão, Tomás de Aquino em sua obra chamada Suma Theologica, I-II, 112, 112:1; 114:2 sustentava que alguém que observasse os mandamentos da Torá após a vinda de Yeshu estaria violando um mandamento moral. 


Paulo de Tarso provavelmente havia entendido que as nações não estão sujeitas a guardar a Torá, porque possuem herança própria, conforme manifestado na Torá, na Parashat Vaetchanan, Sefer Devarim/Deuteronômio 4:19, onde se lê:

וּפֶן-תִּשָּׂא עֵינֶיךָ הַשָּׁמַיְמָה, וְרָאִיתָ אֶת-הַשֶּׁמֶשׁ אֶת-הַיָּרֵחַ וְאֶת-הַכּוֹכָבִים כֹּל צְבָא הַשָּׁמַיִם, ְתָּ וְהִ שְׁתַּחֲוִיתָ לָהֶם, וַעֲבַדְתָּם - ךָ, אֹתָם, לְכֹל הָעַמִּים, ת כָּל-הַשָּׁמָיִם.

'Para que você não levante seus olhos para o céu e veja o sol e a lua e as estrelas, toda a legião do firmamento, e se desvie e se incline diante deles e os adore, a quem o Eterno, seu Deus designou para todos os povos sob todo o firmamento.


É claro que os messianistas, cristãos e netzaritas poderiam cair nesta categoria, pois eles, como os antigos idólatras da época de Enosh, acreditam que Yeshu HaMamzer é uma espécie de ser divino ou redentor a quem deve ser prestado um tributo do tipo de homenagem, portanto, apenas modernizaram a antiga idolatria, algo como 'idolatria conceitual', a respeito disso, a própria Torá nos alerta sobre o seguinte:


וְאֶתְכֶם לָקַח ה, וַיּוֹצִא אֶתְכֶם מִכּוּר הַבַּרְזֶל מִמִּצְרָ יִם, לַחֲלָה, כַּיּוֹם הַזֶּה

Mas o Eterno te tomou e te separou do cadinho de ferro, do Egito, para seres uma nação de herança para Ele, como neste mesmo dia. 

-Devarim 4:20.


Está claro onde reside a herança do povo judeu e dos povos idólatras, incluindo os cristãos, os messiânicos e os netzraritas? Ele confiava em seu bom julgamento e bom senso.

Esta é uma das muitas razões pelas quais nós e os judeus, NÃO PODEMOS acreditar em Yeshu como mediador, ou como qualquer coisa . Assim como também consideramos que o movimento messiânico protestante é incompatível tanto com o judaísmo quanto com o próprio cristianismo.





No hay comentarios:

Publicar un comentario

Tu opinión es importante para nosotros!